Parcerias

15 maio 2011

Ajax vence Twente e sagra-se campeão Holandês



Na última rodada do Campeonato Holandês, neste domingo, o Ajax venceu o Twente, por 3 a 1, dentro de casa, em confronto direto pela liderança, e sagrou-se campeão. De Jong – duas vezes – e Landzaat, contra, fizeram os gols do Ajax, e Janssen marcou para o Twente.

O 30° título nacional da equipe de Amsterdam, o primeiro desde 2004, veio de forma surpreendente. A tradicional equipe holandesa passou boa parte da competição atrás do PSV e do próprio Twente, que defendia o troféu do ano passado. Uma arrancada de oito vitórias seguidas no fim do campeonato alçou o time ao primeiro lugar

Além disso, a conquista veio com sabor especial de revanche. No fim de semana anterior, o Ajax havia perdido a Copa da Holanda justamente para o Twente depois de sair vencendo por 2 a 0. O adversário empatou o jogo no tempo normal e venceu com gol no segundo tempo da prorrogação.

O Twente pode comemorar pelo menos o fato de ter se mantido na segunda colocação. Com a derrota de hoje, o time poderia ter sido ultrapassado pelo PSV, perdendo a vaga na Champions League.

O PSV, que ficou fora da luta pelo título há duas semanas, acabou a temporada com um empate por 0 a 0 com o Groningen e disputará, junto com o AZ Alkmaar, a Europa League. O AZ goleoou o Ultrecht por 5 a 1 na última rodada.

O jogo
O primeiro gol do Ajax saiu aos 23 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento da direita, De Jong se esticou dentro da área para tocar com o lado do pé e mandar a bola para a rede.

Com menos de um minuto de segundo tempo, Landzaat cabeceou contra a própria meta depois de cruzamento na área e ampliou para o Ajax.

Mas o Twente não demorou para reagir. No lance seguinte, Jansen completou boa troca de passes na entrada da área com chute colocado no ângulo direito do goleiro.

Aos 33, De Jong voltou a marcar com toque na saída do goleiro para acabar com a aflição da torcida da casa, que pode comemorar o título já antes do apito final.

Rebaixamento
Apesar de ter sido goleado dentro de casa pelo antepenúltimo colocado Excelsior - 4 a 1 -, o Vitesse continua na primeira divisão. O próprio Excelsior disputará repescagem, assim como o VVV Venlo. O lanterna Willem II está rebaixado.

0 comentários:

Postar um comentário