Parcerias

05 junho 2011

Venceu o talento de Nadal

Rafael Nadal tênis Roland Garros troféu final (Foto: Reuters)

Pela quarta vez, nem Roger Federer foi suficiente. O suíço tentou curtinhas, ataques de direita e esquerda, subidas à rede. Até teve suas chances, venceu de virada um terceiro set, mas novamente tombou. Assim, pela sexta vez - quatro delas, derrotando o maior rival na decisão, Rafael Nadal é campeão em Roland Garros. O espanhol, que se mantém como número 1 do mundo, triunfou por 7/5, 7/6(3), 5/7 e 6/1 e igualou a maior marca da história no saibro, pertencente a Bjorn Borg, campeão em 1974, 1975, 1978, 1979, 1980 e 1981.


Curiosamente, Nadal, que triunfou em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010 e 2011 conquista seu hexa com os mesmos 25 anos do grande tenista sueco. A diferença é mínima: Borg tinha 25 anos e um dia de vida quando venceu o sexto título. O espanhol, por sua vez, completou 25 há dois dias. Nadal também repetiu um feito do brasileiro Gustavo Kuerten e tornou-se o primeiro tenista desde 2001 a levantar o troféu de Roland Garros na posição de principal cabeça de chave.


Dono da maior sequência de vitórias no saibro (81 triunfos, de 2005 a 2007), Nadal já vem sendo considerado por muitos o maior tenista da história da superfície. Em Roland Garros, ele tem no currículo 45 vitórias e só uma derrota. O único revés ocorreu em 2009, diante do sueco Robin Soderling, nas quartas de final. Naquele ano, Federer aproveitou e finalmente venceu o torneio.

O sexto triunfo em Paris também significa o décimo título de Grand Slam do espanhol. Fora de Paris, ele também venceu Wimbledon em 2008 e 2010, o Australian Open em 2009 e o US Open em 2010. Nadal é o segundo mais jovem tenista a alcançar a dezena - nesta lista, ele também fica atrás de Borg, que tinha 24 anos e 30 dias quando venceu Wimbledon em 1980.

Número 1 começa mal

Este ano, na quarta final entre espanhol e suíço em Roland Garros, Federer saiu na frente, aproveitando-se de um começo bem abaixo da média do rival. Logo no segundo game, Nadal jogou uma esquerda fácil na rede e cedeu a quebra. Bem no serviço e usando com eficiência o saque-e-voleio, o suíço abriu 5/2.Federer teve um set point no oitavo game, no serviço de Nadal, mas desperdiçou a chance jogando uma curtinha para fora.


O número 1 aproveitou a sobrevida a cresceu nos momentos mais importantes. Passou a errar menos e, no nono game, quando Federer sacava para o set, aproveitou as chances. Quando o suíço errou uma esquerda, cedeu o primeiro break point do jogo para o rival. Nadal confirmou quando fez uma bela esquerda na paralela que Federer, à rede, não conseguiu devolver.

O jogo mudou, e Nadal assumiu o controle. No 11º game, o número 1 pressionou o saque do rival conseguindo duas passadas de esquerda. O suíço salvou um break point com uma direita que tocou a pontinha da linha, mas mandou uma esquerda na rede e cedeu nova quebra. Na sequência, o espanhol fechou o set com uma esquerda cruzada indefensável: 7/5.

As chances perdidas abalaram o suíço, que passou a errar mais e mais e acabou perdendo sete games seguidos - inclusive o primeiro game do segundo set. Federer parecia batido, mas salvou três break points no quinto game e se manteve vivo. Aos poucos, o suíço equilibrou a partida novamente e foi recompensado no oitavo game, quando Nadal salvou dois break points, mas errou uma esquerda e uma direita e cedeu a igualdade.

Chuva interrompe em momento decisivo

O jogo ganhou emoção, mas Nadal não vacilou. Com dois pontos agressivos e mais um erro do oponente, o espanhol teve break points e, mais uma vez, converteu quando Federer jogou uma esquerda para fora. Com o serviço para fechar o set, Nadal teve um break point, mas não converteu quando jogou uma esquerda para fora. Foi aí que os primeiros pingos começaram a molhar a quadra, e a partida foi interrompida.


Menos de 15 minutos depois, os tenistas já estavam em quadra novamente, e Nadal teve outro set point, mas uma boa subida à rede de Federer salvou o suíço. O espanhol, então, vacilou. Primeiro jogou uma esquerda para fora. Depois, pegou mal na bola e foi quebrado. Mais dois serviços confirmados, e a decisão foi para o tie-break.

No game de desempate, prevaleceu a consistência do número 1. Federer começou com três erros seguidos de direita, deixando o adversário abrir 4/0. Nadal ainda vacilou quando perdeu um set point ao errar uma devolução de segundo saque, mas foi perfeito no ponto seguinte, quando encaixou uma esquerda indefensável e fechou a parcial.

Federer não desiste

A torcida francesa, que sempre empurrou o suíço, desanimou. Mesmo assim, Federer começou sacando bem na terceira parcial, sem deixar o espanhol abrir vantagem. A igualdade, contudo, só durou até o sétimo game. Com uma curtinha na rede, o suíço cedeu três break points. Outro erro não forçado na sequência colocou Nadal perto do título, com 4/2 de vantagem.

Mas bastaram alguns segundos para o número 3 sair de seu pior momento para um dos melhores games do jogo. Subindo bem à rede e usando duas lindas curtinhas, o suíço devolveu a quebra e voltou a emparelhar o jogo, confirmando em seguida para deixar o placar em 4/4. Ao redescobrir as bolas curtas, Federer ganhou confiança e fez outro game perfeito para quebrar Nadal no 11º game. Sem vacilar, o ex-número 1 enfim aproveitou o momento e forçou o quarto set.

O número 1 reconheceu que precisava de mais intensidade e acordou a tempo de evitar uma quebra logo no primeiro game. Com cinco pontos sensacionais, um atrás do outro, Nadal saiu de 0/40 e confirmou o saque. Com o atual campeão agredindo mais, a partida mudou. O espanhol conseguiu enfim uma quebra no quarto game, quando Federer errou duas direitas e cometeu uma dupla falta. Depois disso, o suíço não conseguiu mais nada. O número 1 tomou as rédeas, disparou no placar e fechou o jogo com um maiúsculo 6/1.

0 comentários:

Postar um comentário