Parcerias

30 maio 2011

Internazionale é campeã da Copa da Italia

zanetti internazionale taça copa itália (Foto: agência AP)

A temporada não foi muito boa para o Inter de Milão. Os dois títulos conquistados pelo clube, até este domingo, haviam sido em 2010: a Supercopa da Itália, em apenas um jogo, no mês de agosto, e o Mundial Interclubes, em duas partidas, já em dezembro. Depois que Leonardo assumiu o time, no entanto, duas decepções: eliminação na Liga dos Campeões para o Schalke 04 e apenas o vice no Campeonato Italiano, conquistado pelo rival Milan.

Ao menos, neste domingo, no entanto, o clube conseguiu fechar a temporada com um "prêmio de consolação". Com dois gols do camaronês Samuel Eto'o, grande artilheiro do time no ano, e um de Milito, o Inter bateu o Palermo, que chegou a jogar melhor, mas não conseguiu transformar sua superioridade em gols, por 3 a 1, no Estádio Olímpico de Roma, e conquistou o bicampeonato da Copa Itália - foi também o oitavo título da equipe na história da competição e o primeiro do brasileiro Leonardo como técnico.

A partida também foi especial para o argentino Javier Zanetti, de 37 anos, que chegou ao seu 16º título com a camisa do Inter de Milão, clube que ele defende desde 1995. O duelo foi o jogo de número 1003 do lateral em sua carreira como jogador profissional. E ele nem pensa em parar.


Considerado a zebra da decisão, o Palermo começou a partida melhor, comandado pelo argentino Javier Pastore, que é pretendido por diversos clubes europeus. O meia criou as melhores jogadas de atacante da equipe e quase marcou aos 20 minutos, em chute de fora da área que passou perto do gol de Julio César. Logo depois, Abel Hernandéz, de canhota, também levou perigo ao Inter.

Mas quem abriu o placar foi o Inter de Milão. E não poderia ser com outra pessoa: Samuel Eto'o recebeu lindo passe de Sneijder, aos 26, e bateu com categoria na saída do arqueiro do Palermo: 1 a 0. O gol não mudou muita coisa no panorama do jogo. O Palermo seguiu tendo as melhores oportunidades, e com um bate-rebate na área, novamente Hernandéz por pouco não fez o gol de empate aos 35.

No segundo tempo, o jovem Miccoli entrou em campo e começou a causar ainda mais perigo aos zagueiros do Inter. Julio César fez grande defesa em finalização do centroavante, de cabeça, aos 14 minutos da etapa final. A pressão continuou, com Hernandéz, Miccoli e Pastore inspirados. Ao que tudo indicava, o gol de empate era questão de tempo. Aos 18, grande triangulação pelo lado direito, mas Hernandéz chutou mal e a bola sobrou para a zaga do Inter.

Inter leva susto, mas garante o título

Só que, como no primeiro tempo, Sneijder e Eto'o brilharam novamente. Parecia até replay do primeiro gol. Com outro passe preciso do apoiador holandês, o centroavante apareceu sozinho pelo lado direito da área, e com tranquilidade tocou na saída do goleiro: 2 a 0, aos 31 da etapa final. Um duro banho de água fria no Palermo e uma explosão de êxtase nos interistas.

Antes do apito final, o Palermo ainda diminuiu, em gol de cabeça de Muñoz, aos 43. Mas não deu nem para se empolgar com a reação. Logo depois, o Inter foi ao ataque novamente. Eto'o quase marcou em cobrança de falta, mas acertou o travessão, aos 45. Aos 46, no entanto, não teve jeito. Pandev avançou pela ponta esquerda e cruzou rasteiro para Milito fechar o placar: 3 a 1.

0 comentários:

Postar um comentário