Parcerias

03 junho 2011

Sim,vamos a Bahrein lá tem dinheiro

Protestos no Bahrein adiam corrida da GP2 (Foto: AFP)



O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu nesta sexta-feira incluir o GP do Bahrein no calendário 2011. A data da corrida foi remarcada para o dia 30 de outubro. Com a decisão, a ordem das provas finais da temporada foi modificada. Para o dia 30, estava previsto o GP da Índia. Agora, a prova indiana fechará o campeonato em dezembro, provavelmente no dia 04 ou no dia 11. O GP do Brasil (Interlagos), que seria a última etapa, continua na mesma data: 27 de novembro. A corrida do Bahrein estava marcada para abrir a temporada em março, mas foi adiada por conta da instabilidade política e civil no país.

Em nota oficial, a FIA informou que a decisão de restabelecer a prova no país foi tomada através de uma votação unânime, e reflete o espírito de reconciliação no Bahrein.


"Na sequência de uma missão de investigação realizada a pedido do presidente da FIA, Jean Todt, o vice-presidente Carlos Gracia visitou Bahrein em 31 de maio de 2011 para avaliar a situação no país... Depois de considerar todos os fatores e levando em consideração todas as preocupações das partes interessadas, o Conselho Mundial decidiu por unanimidade reintegrar o Grande Prêmio do Bahrain em 2011... O Conselho mundial considera que o restabelecimento do Grand Prix é um meio de ajudar a unir as pessoas para o país olhar para o futuro, e reconhece também o compromisso assumido pelas equipes da Fórmula 1, seus funcionários e familiares, e pessoal associado com o campeonato, incluindo a equipe local de voluntários que são tão vitais para o evento. " - diz o comunicado, publicado no site da revista inglesa "Autosport".

Zayed Alzayani, presidente do circuito de Sakhir, que sedia a prova, comemorou a escolha da FIA.

- Esta é uma notícia bem-vinda para todos do Bahrein. Como país, enfrentamos tempos difíceis, mas a estabilidade voltou, com os negócios operando de maneira próxima à normal e os países retirando as restrições de viagem ao Bahrein. Em nome do Bahrein agradeço a Bernie Ecclestone, Jean Todt, à FIA e ao resto da comunidade esportiva automobilística pelo apoio e a compreensão que nos deram - disse o dirigente através de um comunicado.

Com a volta do Bahrein ao Mundial 2011, esta será a maior temporada da história da Fórmula 1, com o recorde de 20 corridas. Até então, o máximo foi de 19 provas.

O Conselho Mundial da FIA disse também que adotou a decisão contrariamente à opinião de personalidades relevantes da Fórmula 1, como o diretor da Mercedes, Ross Brawn, que solicitava um período de intervalo para o pessoal das escuderias antes do Natal.

O chefe comercial da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, disse nesta sexta, antes da reunião, que a decisão de incluir o GP do Bahrein no calendário 2011 não seria influenciada por aspectos financeiros, apesar de a perda da corrida custar cerca de R$ 102 milhões à F-1. Ecclestone declarou que FIA estava levando em conta apenas a situação social local.

0 comentários:

Postar um comentário