Parcerias

12 junho 2011

Quebra tudo São Paulo lider absoluta

casemiro são paulo gol grêmio (Foto: Piervi Fonseca / Agência Estado)
Três gols, diversas chances perdidas, belas jogadas e aplausos de sobra no Morumbi. Em sua melhor atuação no Campeonato Brasileiro, o São Paulo venceu por 3 a 1 um irregular Grêmio - que só resolveu jogar no segundo tempo - e disparou na liderança do Campeonato Brasileiro. De quebra, viu jogadores que vinham sendo muito criticados pela torcida marcarem gols, como Jean e Marlos, e ainda chegou pela primeira vez na história do nacional a quatro vitórias consecutivas nas rodadas iniciais.

Com o segundo triunfo em casa, a equipe de Paulo César Carpegiani manteve os 100% de aproveitamento e foi aos 12 pontos na tabela de classificação. Já o Grêmio, que sofreu a sua segunda derrota, estacionou nos seis pontos e caiu para a sétima colocação. As duas equipes voltarão a campo no próximo fim de semana. O time paulista irá no domingo a Fortaleza para enfrentar o Ceará. Já os gaúchos buscarão a reabilitação no estádio Olímpico contra o Vasco, no mesmo dia.

Show são-paulino no primeiro tempo

Os primeiros 45 minutos revelaram duas equipes completamente divergentes. De um lado o São Paulo, que fez o que quis em campo, e do outro o Grêmio, que só assistiu ao rival jogar. Carpegiani, diferentemente do que havia anunciado na sexta, sacou um volante (Carlinhos Paraíba) para colocar Marlos. Na equipe gaúcha, Renato Gaúcho resolveu congestionar o meio-campo com cinco homens, deixando Júnior Viçosa isolado na frente.

O Tricolor começou a todo vapor. No 4-3-2-1, Carpegiani colocou Rodrigo Souto atuando fixo à frente dos zagueiros e fez um triângulo com Wellington pela direita e Casemiro pela esquerda. À frente, Lucas atuava aberto pela direita, Marlos pela esquerda, com Dagoberto, mais à frente, como peça mais centralizada. Com pegada na marcação, onde Wellington deu show, e velocidade na saída pelo ataque, o São Paulo encurralou o rival, que mal conseguia passar do meio-campo. A superioridade se refletiu aos 13, quando Casemiro arriscou de fora da área, a bola desviou em Fábio Rochemback e enganou Vítor: 1 a 0.


O time da casa seguiu soberano. Pela direita, Lucas fazia o que queria. O esquema montado por Renato Gaúcho no Grêmio claramente não deu certo. Ele pôs Mário Fernandes parado na lateral direita e Neuton na esquerda, montando a segunda linha com dois laterais abertos (Gabriel e Lúcio). Douglas tentou se situar entre Rodrigo Souto e os zagueiros do São Paulo e não foi visto em campo. Com isso, Júnior Viçosa praticamente não pegou na bola.

Com posse de bola absoluta, o Tricolor criou outras oportunidades, mas pecou nas finalizações. As melhores foram aos 33, com Dagoberto, em chute rasteiro cruzado que raspou a trave direita de Victor e aos 37, com Marlos, que passou como quis pelo marcador, invadiu a área e chutou por cima do gol. O Grêmio chegou ao gol de Rogério Ceni uma única vez, em cobrança de falta de Douglas, aos 32, que foi por cima da meta são-paulina.

Emoção no segundo tempo e gol de Marlos

Irritado com a apatia de sua equipe, Renato Gaúcho mexeu no intervalo, sacando Neuton e colocando o atacante Lins aberto pela esquerda. Se no primeiro tempo o Grêmio viu o São Paulo jogar, na etapa complementar a partida ficou equilibrada, já que o time gaúcho adiantou seu meio-campo. O time paulista assustou primeiro aos cinco minutos, com Dagoberto, que exigiu boa defesa de Victor. A resposta gremista foi imediata: aos oito, Fábio Rochemback cobrou falta, e Casemiro, de cabeça, testou contra o patrimônio: gol contra e 1 a 1 no placar.

O São Paulo voltou a tomar a iniciativa em busca do segundo gol, enquanto o Grêmio tinha mais espaço no contra-ataque. Aos 11, Marlos avançou pela esquerda e só não marcou porque Victor fez grande defesa. Dois minutos depois, festa no Morumbi com o gol de Marlos, que recebeu passe açucarado de Lucas e bateu forte. Victor não conseguiu defender.

O Grêmio foi com tudo em busca do empate e passou a deixar o contra-ataque para o São Paulo. Aos 25, Rogério Ceni fez milagre em falta de Fábio Rochemback. Dois minutos depois, Renato Gaúcho partiu para o tudo ou nada com as entradas de Marquinhos na vaga de Gabriel e Roberson no lugar de Júnior Viçosa. Carpegiani respondeu com a mudança do esquema para o 3-5-2 com as entrada de Bruno Uvini e Ilsinho para as saídas de Juan e Marlos. O meia saiu aplaudido de campo.

As mudanças fizeram bem ao São Paulo, que voltou a ter o controle da partida. Aos 36, Dagoberto perdeu um gol inacreditável. Três minutos depois, no entanto, saiu o terceiro: Dagoberto compensou a falha no lance anterior com uma assistência perfeita para Jean que, impedido, driblou Vítor e bateu para o gol vazio. Jogo definido para uma atuação de um time que foi soberano em campo.

SÃO PAULo 3 X 1 GRÊMIO
Rogério Ceni; Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Juan (Bruno Uvini); Rodrigo Souto, Wellington, Casemiro (Carlinhos Paraíba) e Lucas; Marlos (Ilsinho) e Dagoberto Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Neuton (Lins); Gabriel (Marquinhos), Fabio Rochemback, Fernando, Douglas e Lúcio; Júnior Viçosa (Roberson)
Técnico: Paulo César Carpegiani. Técnico: Renato Gaúcho
Gols:Casemiro, aos 13 minutos do 1º tempo. Casemiro (contra), aos 8, Marlos, aos 16 minutos e Jean, aos 39 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Jean e Rodrigo Souto (São Paulo); Lúcio e Fábio Rochemback (Grêmio)
Renda e Público:R$ 372.089,00 / 14.671 pagantes
Estádio: Morumbi. Data: 11/06/2011. Árbitro: Paulo Henrique Bezerra (MG) Auxiliares: Carlos Berkembrock e Marco Antônio Martins, ambos de MG

0 comentários:

Postar um comentário