Parcerias

03 junho 2011

Pra parar Djokovic só Federer

Roger Federer tênis Roland Garros semi (Foto: Reuters)

As 43 vitórias seguidas e os mais de seis meses sem perder ainda não foram suficientes para colocar Novak Djokovic no topo do ranking mundial. A uma vitória da ultrapassar Rafael Nadal, o atual número 1, o sérvio esbarrou em um Roger Federer inspirado. Em uma partida emocionante e cheia de variações, que só terminou às 21h40m de Paris, quando a luz natural se esgotava, o suíço brilhou. Fez 7/6(5), 6/3, 3/6 e 7/6(5), em 3h39m, e enfim abateu Djokovic.


O triunfo coloca Federer em sua quinta final em Roland Garros. Campeão em 2009, o suíço reencontrará seu algoz das decisões de 2006, 2007 e 2008: Rafael Nadal, que completou 25 anos nesta sexta-feira e ganhou de presente do maior rival a manutenção de seu posto no alto da lista da ATP. O espanhol, porém, ainda precisa ser campeão em Paris para não cair. Caso Federer levante o troféu, Djokovic deixará a capital francesa como o número 1.


O revés desta sexta significa também que Djokovic perde a chance de estabelecer a maior série de vitórias da história do tênis. Com 43 triunfos consecutivos, ele fica atrás do argentino Guilllermo Vilas (46) e do tcheco Ivan Lendl (44), que jogava com nacionalidade americana. Para Federer, a final contra Nadal será sua 23ª vez na decisão de um Grand Slam. O suíço tem 16 títulos, marca recorde no tênis em todos os tempos.

Federer começou a partida arrasador, quebrando o saque de Djokovic logo no primeiro game. O sérvio, porém, não demorou a se assentar no jogo e, levando a melhor no fundo de quadra, devolveu a quebra logo em seguida. Nole ainda teve de salvar break points no terceiro e no quinto games antes de quebrar Federer no sexto e abrir 4/2.

A maré parecia favorável a Djokovic, mas o suíço jogou um excelente sétimo game e recuperou a quebra. Mesmo assim, Federer encarou dois set points no décimo game. O ex-número 1 jogou quatro pontos incríveis, se salvou e ganhou confiança. O jogo foi para o tie-break, e o suíço rapidamente abriu 4/2, com o saque a favor. Nole reagiu e fez 5/4, mas seu bom momento acabou. O sérvio cometeu três erros não forçados consecutivos no momento mais importante da parcial, e Federer saiu com a vitória: 7/6(5).

O jogo seguiu parelho, com o número 3 salvando um break point logo no primeiro game do segundo set. No quarto, foi Federer quem ameaçou. Nole salvou dois break points, mas mandou uma direita que tocou na fita e saiu, cedendo a quebra ao oponente. Com o suíço fazendo uma ótima partida e dando pouco ritmo a Djokovic, o sérvio errou mais do que o normal e continuou com dificuldades em seu serviço.

Federer, entretanto, não aproveitou nove break points (cinco destes foram set points) e ainda precisou passar por um susto. No nono game, sacando em 5/3, depois de abrir 30/0, cometeu dois erros seguidos e deu um break point ao oponente. Só que Djokovic nem teve a chance de jogar o ponto. Federer disparou um ace e, dois pontos depois, viu uma esquerda de Djokovic ficar na rede e decidir o set: 6/3.

Em 174 jogos de Grand Slam na carreira, Federer jamais perdeu depois de abrir 2 sets a 0, mas Djokovic ignorou a estatística. O sérvio começou melhor o terceiro set, quebrou o saque do suíço no segundo game e tomou a dianteira do placar. Diferentemente do que aconteceu nos sets anteriores, não houve mais quebras. Nole não cedeu nenhum break point e, embora o suíço tenha mantido o saque com firmeza pelo resto do terceiro set, não conseguiu a virada. Com um ace, o número 2 do mundo fez 6/3 forçou o quarto set.

Com o passar do tempo, os serviços começaram a prevalecer com facilidade, e os dois tenistas passaram a confirmar sem problemas. Na quarta parcial, a primeira chance de quebra só apareceu no nono game, com Federer sacando em 4/4. Ele se salvou com um bom saque, mas desperdiçou um game point ao jogar uma curtinha na rede e pagou caro por isso. Nole acertou uma ótima direita cruzada para chegar a outro break point e, desta vez, Federer jogou uma direita longa.

Bastava Nole confirmar para forçar o quinto set, mas o número 3 do mundo fez um começo da game espetacular e chegou a três chances de quebra. Nole escapou de dois, graças a ótimos serviços, mas Federer encaixou uma direita vencedora e devolveu a quebra. O suíço ainda salvou dois break points no 11º game, com dois saques indefensáveis.

A decisão foi mais uma vez para um tie-break e, assim como aconteceu no primeiro set, o ex-número 1 do mundo aproveitou suas chances. Os dois tenistas trocaram mini-breaks no início e seguiram empatados até a virada de lado, em 3/3. Nole, então, jogou uma direita na rede e viu Federer encaixar mais dois saques indefensáveis para chegar a três match points. O sérvio ganhou um ponto com uma bola que tocou na fita e morreu do lado do rival e escapou do segundo match point com um ace. Mas o suíço encaixou um ace na sequência e encerrou o assunto.

0 comentários:

Postar um comentário