Parcerias

01 junho 2011

Federer faz Monfils virar pó

Gael Monfils tênis Roland Garros quartas (Foto: AP)
Como o vento que soprou forte em alguns momentos nesta terça-feira, Roger Federer varreu da quadra Philippe Chatrier as esperanças francesas de ver um campeão na chave masculina em Roland Garros. O suíço, que levantou o troféu do torneio em 2009, deu poucas chances a Gael Monfils e, por 6/4, 6/3 e 7/6(3), eliminou do Grand Slam parisiense o número 9 do mundo.
 
Federer agora duelará com Novak Djokovic por um lugar na decisão do torneio. Para o sérvio, atual vice-líder da lista da ATP, a partida também valerá o topo do ranking mundial. Caso vença, Nole ultrapassará Rafael Nadal e será confirmado como número 1 do mundo na próxima segunda-feira.
Suíço e sérvio já se enfrentaram três vezes este ano, e Djokovic, invicto há 43 partidas, venceu todas. Federer foi o último tenista a derrotá-lo, o que aconteceu nas semifinais do ATP Finals, no dia 27 de novembro, em Londres. Desde então, o sérvio conquistou sete títulos sem um revés.

No duelo desta terça-feira, Monfils quebrou o saque de Federer no terceiro game e começou a partida empolgando o público francês, mas não passou disso. A vantagem durou até o sexto game, quando o suíço chegou ao break point com um erro do francês e aproveitou a chance com um belo voleio. No nono game, sacando em 4/5 e pressionado para se manter no set, Monfils sucumbiu. Com uma direita para fora, o francês cedeu a quebra e o set.
Aproveitando o momento, Federer abriu o segundo set com uma quebra e chegou a vencer cinco games consecutivos para abrir 3/0. O tenista da casa ainda esboçou uma reação ao devolver a quebra no quinto game, mas o suíço nem deixou Monfils empatar o set. Em um nervoso sexto game, o número 3 do mundo voltou a quebrar e abriu 4/2. Sem permitir outra reação, Federer deslanchou desta vez até sacar para o set e fazer 6/3.
A terceira parcial também começou com Federer na frente, abrindo 2/0, mas Monfils devolveu a quebra no quarto game e manteve o público local com esperanças. O suíço não teve mais seu serviço ameaçado, enquanto o francês precisou escapar de chances de quebra no nono e no 11º games. Monfils escapou e forçou o tie-break, mas o número 3 do mundo foi preciso demais no game de desempate e fez 7/3.

0 comentários:

Postar um comentário