Parcerias

12 junho 2011

Elkesson brilha e Botafogo vira

maicosuel botafogo gol coritiba (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

Ainda sem peças consideradas importantes, como Renato e Loco Abreu, o Botafogo de Caio Júnior busca o seu jeito de jogar. E, enquanto o conjunto não vem, a velocidade é a principal arma. Neste domingo, foi dessa maneira que o Alvinegro encontrou o caminho para virar o placar e vencer por 3 a 1 o Coritiba, vice-campeão da Copa do Brasil, no Engenhão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Maicosuel, Elkeson e Alex fizeram os gols alvinegros. No Coxa, Bill marcou logo no primeiro minuto.

Foi a segunda vitória do Botafogo, que chega a sete pontos na tabela do Campeonato Brasileiro. Já o Coritiba, que apesar da derrota não se mostrou afetado pela perda do título da Copa do Brasil, segue perto da zona de rebaixamento, com apenas três pontos somados. No próximo domingo, o Botafogo volta a campo para enfrentar o Flamengo, em clássico no Engenhão. No mesmo dia, o Coritiba recebe o Internacional no Couto Pereira.


Mal começou a partida, e o Coritiba, mais atentou, saiu na frente do desatento Botafogo. Everton Ribeiro chegou ao lado esquerdo com facilidade e cruzou. Sem marcação, Bill nem precisou pular para cabecear no canto direito de Jefferson, fazendo 1 a 0 com um minuto e quarenta segundos de partida.

Assim, não demorou muito para que fosse criado o clima típico dos jogos do Botafogo no Engenhão. No momento em que a equipe está em desvantagem, Herrera mostra descontrole emocional, abusando das faltas e das reclamações com a arbitragem. Ao mínimo erro, Alessandro recebe vaias da torcida, que mostra toda sua impaciência.


Mas o Botafogo não foi como sua torcida. Enquanto a arquibancava se preocupava em criticar, os jogadores se acenderam. Com disposição, o Botafogo correu atrás e, usando principalmente a velocidade, tomou conta da partida. Elkeson pela esquerda e Maicosuel pela direita eram as grandes armas da equipe de Caio Júnior.

E foi a dupla quem construiu o gol de empate do Botafogo, aos 16 minutos. Elkeson ganhou no corpo uma dividida pela esquerda e puxou o contra-ataque. Maicosuel partiu em velocidade e recebeu lançamento rasteiro perfeito. Venceu o combate de um adversário e chutou cruzado, no canto direito de Edson Bastos, fazendo 1 a 1. A comemoração do camisa 7 foi de desabafo, celebrando o primeiro gol em partidas oficiais pelo Alvinegro desde 1º de setembro de 2010, antes de sofrer uma grave lesão no joelho esquerdo.


Disposto a virar o placar ainda no primeiro tempo, o Botafogo continuou a pressionar o Coritiba, se valendo de uma eficiente marcação na saída de bola do adversário. A equipe de Marcelo Oliveira levava perigo quando atacava pelo lado esquerdo, mas não conseguia construir claras chances de gol. E quando a partida voltava a se equilibrar, o Alvinegro tirou a virada da cartola, numa jogada de bola parada. Elkeson se apresentou para cobrar falta no bico da grande área. Quando todos achavam que o objetivo seria uma cabeçada, o meia-atacante cobrou diretamente para o gol, surpreendendo Edson Bastos: Botafogo 2 a 1, aos 38 minutos.


Apesar da desvantagem, o Coritiba mostrou-se estável e esteve perto do empate. No último lance antes do intervalo, Léo Gago cobrou falta com violência, e Jefferson espalmou. A bola sobrou para Rafinha, que, livre, chutou para fora.

O Coritiba voltou para o segundo tempo dominando as ações de ataque. Para isso, contava com uma marcação menos apertada do Botafogo, que novamente mostrava-se disperso nos minutos iniciais. No entanto, a equipe de Marcelo Oliveira seguia com pouca objetividade, não ameaçando o adversário da forma que deveria para chegar ao empate.

O Botafogo também pouco incomodava o adversário e tampouco conseguia controlar a vantagem. A defesa se mostrava confusa, enquanto o setor ofensivo não se articulava. E quando o Coritiba aparecia com boas chances de empatar, perdeu o zagueiro Emerson, expulso por entrada desleal em Lucas Zen.

Mas com Geraldo como principal arma, o Coritiba seguiu levando perigo e criou as melhores chances de gol do segundo tempo. Numa delas, o angolano acertou a trave direita de Jefferson. O lance caprichoso mostrou que, competência à parte, o dia de sorte era do Botafogo.

E, para fechar o caixão do time paranaense, Alex fez boa jogada aos 48 minutos e bateu com estilo para fazer 3 a 1 e dar números finais à partida.

BOTAFOGO 3 X 1 CORITIBA
Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Lucas Zen, Everton (Cidinho) e Elkeson; Maicosuel (Caio) e Herrera (Alex). Edson Bastos, Jonas, Emerson, Jeci e Lucas Mendes (Eltinho); Willian, Léo Gago (Tcheco), Rafinha e Davi (Geraldo); Éverton Ribeiro e Bill.
Técnico: Caio Júnior. Técnico: Marcelo Oliveira.
Gols: Bill, a 1 minuto, Maicosuel, aos 17, Elkeson, aos 38 minutos do primeiro tempo; Alex aos 48 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Herrera, Marcelo Mattos (Botafogo); Léo Gago, Rafinha (Coritiba). Cartão vermelho: Emerson (Cortiba).
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 12/06/2011. Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL). Auxiliares: Erick Bandeira (AL) e Carlos Titara da Rocha (AL). Público: 6.332 pagantes (8.390 presentes). Renda: R$ 143.090,00.

0 comentários:

Postar um comentário