Parcerias

12 junho 2011

24 horas de Le Mans

24 horas le mans noite (Foto: agência AFP)
Uma vitória da habilidade e principalmente do fôlego, que quase escapou no último suspiro. Após dominar dois treinos classificatórios, largar na pole position e liderar boa parte do tempo, o trio Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Tréluyer quase foi surpreendido pelo time Bourdais/Pagenaud/Lamy, mas acabou conquistando a 79ª edição das 24 horas de Le Mans, na França, uma das mais tradicionais corridas de resistência do mundo e escreveu seu nome na história do automobilismo mundial. Vice-campeões na última edição, os três pilotos do carro 2 da equipe alemã Audi Sport Team Joest aceleraram um dia e uma noite inteiros nos 13 quilômetros do circuito de Sarthe.
 
Os brasileiros não tiveram atuações de grande destaque nesta edição das 24h. O bicampeão da categoria LMP2, Thomas Erdos, terminou em 14º geral e quinto na sua divisão. O paranaense Augusto Farfus correu até 22h10 de prova, mas abandonou por problemas mecânicos. O também bicampeão, Jaime Melo Jr., abandonou a corrida com 12h10, após problemas no carro 59 da Luxury Racing.

A largada e os primeiros segundos das 24 horas
A responsabilidade dos primeiros segundos das 24 horas ficou por conta de poucos dos 178 pilotos inscritos. Benoit Tréluyer largou na pole position pela Audi Sport Team Joest. Timo Bernhard, Sébastien Bourdais, Franck Montagny, Allam McNish e Alexander Wurz completaram a lista dos cinco primeiros. Os três pilotos brasileiros foram escolhidos para largar com seus carros.
O grid parecia um "formigueiro" de carros. Uma largada lançada, sem acidentes, mas com muitas mudanças de posição. Entre os cinco primeiros, Treluyer conseguiu manter a ponta e Bernhard continuou na sua cola. Bourdais teve problemas e acabou perdendo posições para Montagny e McNish. Entre os brasileiros, Thomas Erdos saiu em 21º e ficou em 23º, Augusto Farfus largou na 30ª colocação e ganhou uma posição e Jaime Melo manteve sua posição, a 36ª.
Acidente com McNish chama a atenção do público francês
O primeiro grave acidente aconteceu aos 52 minutos de prova. Ao tentar uma ultrapassagem, Allan McNish acabou tocando o carro 62, de Shaun Lynn, e passou reto na curva. Sem conseguir frear, o carro bateu no muro de proteção da pista, quase atingiu parte do público francês e ficou de cabeça para baixo. Alguns minutos de silêncio e carro de segurança na pista. Nos boxes da Audi Sport Team Joest, chefes de equipe e mecânicos esperavam pela chegada da ambulância. Mas antes mesmo dos médicos, o veículo foi colocado na posição normal e McNish saiu andando e acenando para os torcedores.
O carro de segurança se manteve na pista por um hora e dez minutos e a disputa esfriou nos últimos minutos da primeira hora de corrida. Mas antes disso acontecer, a ponta da prova passou por muitas mãos: Tréluyer, Bourdais, Wurz e Bernhard, todas por paradas nos boxes. Com a bandeira verde na pista, Tréluyer reassumiu a ponta da corrida, sendo seguido por Bernhard e Wurz. Mas uma dupla parada da Audi Sport Team Joest nos boxes colocou o austríaco ex-Fórmula 1 na liderança.
Allan McNish sofre acidente nas 24 horas de LeMans (Foto: EFE)
 
Regulamento obriga mudanças no comando do carro em, no máximo, quatro horas
Ao completar quatro horas de prova, todas as equipes já contavam com o segundo piloto no cockpit: - o regulamento da corrida obriga a mudança após esse limite de tempo -, mas eles podem fazer quantos turnos se acharem necessários. Cada um deles tem que correr pelo menos três horas durante a noite. Se essas regras não forem cumpridas, a equipe em questão é eliminada.
Com cinco horas e meia de prova, os cinco primeiros eram: Marc Gené, Mike Rockenfeller, André Lotterer, Pedro Lamy e Nicolas Minassian. Entre os brasileiros, o carro mais bem colocado era Thomas Erdos, em 20º geral e oitavo em sua categoria. O paranaense Jaime Melo Jr. era representado por Stéphane Ortelli e estava em 23º geral e Augusto Farfus contava com o companheiro de equipe, Dirk Werner, na 28ª colocação geral.
24 horas le mans roda gigante (Foto: agência Getty Images)
 
A noite "invadiu" o circuito de Sarthe perto das 21h. A visibilidade da pista ficou bastante reduzida, mas a velocidade não sofreu nenhuma alteração. Nesse momento, dos 56 carros que haviam largardo, apenas cinco já estavam fora da prova. Com os faróis acesos desde o início da corrida, os pilotos tiveram que se adaptar ao novo "clima romântico" dos 13 quilômetros do traçado francês. As arquibancadas, que estavam lotadas na hora da largada, já começavam a sofrer uma queda brusca de público, devido à noite e ao frio que castigava Le Mans.
Em novo acidente em Sarthe, Rockenfeller vai para o hospital
Com 7h45 de prova, o carro de segurança teve que entrar no circuito mais uma vez. O alemão Mike Rockenfeller foi tocado pelo GTPro 71 da AF Corsi, bateu forte no muro de proteção e acabou voando por cima da grade da pista. Prontamente, quatro ambulâncias se dirigiram ao local do incidente para o resgate de Rockenfeller. Segundo um comunicado oficial da Audi, o piloto foi levado para o hospital para fazer exames de checagem e saiu andando do carro. Foram exatas 2h21 de carro de segurança na pista, após o grave acidente de Mike Rockenfeller. Quando a bandeira verde foi mostrada e a prova recomeçou, Benoit Tréluyer continuou na liderança.
Exatamente na metade da prova - com o relógio marcando 12h - os líderes continuaram sendo Tréluyer/Fässler/Lotterer. Entre os brasileiros, Jaime Melo Jr. era representado pelo companheiro de equipe Frédéric Makowiecki e estava na 19ª posição geral. O paranaense Augusto Farfus vinha logo em seguida, em 21º geral, com Jörg Muller ao volante. O carioca Thomas Erdos ocupava a 26ª colocação e era representado por Ben Collins. Até esse momento, 14 carros já haviam abandonado a tradicional corrida de resistência.
batida 24 horas lemans Rockenfeller (Foto: agência AFP)

Briga acirrada e restrita pelo título
Daí para a frente apenas os três - Fässler, Pagenaud e Davidson - disputavam a ponta da classificação. Foram inúmeras as vezes que os dois pilotos da Peugeot Sport Total e o atleta da Audi Sport Team Joest se revezaram na liderança.
O brasileiro Jaime Melo Jr., piloto da Luxury Racing, teve seu sonho do tricampeonato adiado com 12h10 de corrida. Um dos companheiros de equipe do paranaense, Stéfane Ortelli, errou a curva e bateu no muro de proteção. A Ferrari 458 Italia voltou rebocada para os boxes e os mecânicos tentaram consertar o carro sem sucesso.

Ainda na disputa entre os dois pilotos da Peugeot e um da Audi, os companheiros de equipe substituíram Fässler, Pagenaud e Davidson. Em seus lugares entraram Lotterer, Bourdais e Montagny. Mas um outro piloto da Peugeot também queria "participar da festa" e se convidou para a disputa: Marc Gené, parceiro de Anthony Davidson e Alexander Wurz. O espanhol ex-F-1 assumiu a ponta da classificação e tentava abrir vantagem em relação aos adversários.
Após saída do carro de segurança por volta das 17h15, Wurz substituiu Gené e perdeu a ponta da prova para Simon Pagenaud. Benoit Tréluyer, da máquina 2 da Audi Sport Team Joest, continuava na cola do carro 9 da Peugeot Sport Total e colocava mais "lenha" na disputa entre os conterrâneos franceses. Com uma ultrapassagem arriscadíssima, Tréluyer voltou a comandar o pelotão de 31 carros que restavam na prova.
Faltando 5h15 para o final da corrida, Alexander Wurz errou a hora da freada e acertou o muro de proteção do circuito. Um dos pilotos do carro 7 da Peugeot Sport Total dificultou ainda mais a "missão" de vencer a máquina 2 da Audi. Com ajuda dos comissários da prova, o austríaco saiu do local da batida, mas o carro foi se desfazendo durante o caminho para os boxes, até perder a toda a carenagem acima do pneu direito.
O ex-piloto de Fórmula 1 Sébastien Bourdais mostrou toda sua categoria quando faltavam 4h20 para o fim da prova. O piloto da Team Peugeot Total fez bela ultrapassagem em Tréluyer e "roubou" a liderança da prova em um golpe só. Mas a "coroa" durou pouco tempo: quase 15 minutos depois, o francês da Audi recuperou a ponta da corrida.
A troca de pilotos do carro número 2 aconteceu quando restavam 3h40 de corrida. Benoit Tréluyer deu lugar a André Lotterer durante uma parada nos boxes. O time alemão caiu para o segundo lugar, mas optou por colocar um piloto descansado para a reta final das 24 horas. O que acabou se mostrando uma opção acertada.
O relógio marcava 22h10 de prova quando o trio do brasileiro Augusto Farfus foi obrigado a abandonar a corrida. Sob o comando de Jörg Muller, o carro 55 da BMW Motorsport parou na pista de Sarthe e o alemão resolveu levar a máquina para descansar nos boxes.
Na última hora da prova, uma perseguição de dois Peugeots a um Audi: Pagenaud e Minassian correram enlouquecidamente atrás de Lotterer. Mas o piloto responsável por levar o carro 2 para a bandeira quadriculada não deu chances aos adversários.
Desde os treinos classificatórios, a Audi e a Peugeot mediram forças na 79ª edição das 24 horas de Le Mans. Cada uma das empresas contava com três carros diferentes no começo da corrida, mas os alemães sofreram duas baixas após o acidentes de McNish e Rockenfeller. Mesmo assim, os ex-vice-campeões de 2010 conseguiram levantar o caneco neste ano e "lavaram" a alma com o champagne abençoado de Le Mans.
Dos 56 carros que começaram a corrida, apenas 29 completaram as 24 horas: oito da categoria LMP1, oito da LMP2, nove da GTEPro e quatro da GTEAm. O trio vencedor - Fässler, Lotterer e Tréluyer - completou 355 voltas dos 13 quilômetros da pista e a volta mais rápida dos mesmos foi 3m30s534.
Confira a classificação dos dez primeiros colocados na classificação geral
1 - Fässler/Lotterer/Tréluyer - Audi Sport Team Joest - LMP1
2 - Bourdais/Pagenaud/Lamy - Team Peugeot Total - LMP1
3 - Sarrazin/Montagny/Minassian - Peugeot Sport Total - LMP1
4 - Davidson/Gene/Wurz - Peugeot Sport Total - LMP1
5 - Lapierre/Duval/Panis - Team Oreca Matmut - LMP1
6 - Prost/Jani/Bleekemolen - Rebellion Racing - LMP1
7 - Ickx/Martin/Leinders - Kronos Racing - LMP1
8 - Ojeh/Kimber-Smith/Lombard - Greaves Motorsport - LMP2
9 - Mailleaux/Ordoñez/Ayari - Signatech Nissan - LMP2
10 - Tucker/Bouchut/Barbosa - Level 5 Motorsports - LMP2
Confira os três primeiros colocados de cada categoria
LMP1
1 - Fässler/Lotterer/Tréluyer - Audi Sport Team Joest - LMP1
2 - Bourdais/Pagenaud/Lamy - Team Peugeot Total - LMP1
3 - Sarrazin/Montagny/Minassian - Peugeot Sport Total - LMP1
LMP2
1 - Ojeh/Kimber-Smith/Lombard - Greaves Motorsport - LMP2
2 - Mailleaux/Ordoñez/Ayari - Signatech Nissan - LMP2
3 - Tucker/Bouchut/Barbosa - Level 5 Motorsports - LMP2
GTEPro
1 - Beretta/Milner/Garcia - Corvette Racing
2 - Fisichella/Bruni/Vilander - AF Corse SRL
3 - Priaulx/Müller/Hand - BMW Motorsport
GTEAm
1 - Bornhauser/Canal/Gardel - Larbre Competition
2 - Bourret/Gibon/Belloc - Larbre Competition
3 - Robertson/Robertson/Murry - Robertson Racing LLC

0 comentários:

Postar um comentário