Parcerias

22 maio 2011

Real massacra Almeria e Ronaldo quebra recorde e Dudek se aposenta

Cristiano Ronaldo gol Real Madrid (Foto: EFE)

O título ficou com o Barcelona, mas o Real Madrid terminou o Campeonato Espanhol neste sábado com alguns motivos para comemorar. O primeiro é de seu principal jogador, o craque português Cristiano Ronaldo, que marcou duas vezes, chegou aos 40 e se tornou o maior artilheiro da história de qualquer uma das 80 edições da competição. Ele deixou em segundo plano o massacre sobre o lanterna e já rebaixado Almería, por 8 a 1, no Santiago Bernabéu, válido pela 38ª rodada, que também teve o togolês Emmanuel Adebayor em destaque, com três gols.


Benzema, duas vezes, e Joselu, uma, completaram o placar para os merengues, que tiveram o brasileiro Kaká como titular e em campo até a metade do segundo tempo. Uche descontou para os visitantes, do goleiro Diego Alves, já vendido ao Valencia, no banco de reservas.

Recordista também de média de gols

Além de superar o mexicano Hugo Sánchez (1989/1990) e o espanhol Telmo Zarra (1950/1951), que anotaram 38 nos respectivos anos, Cristiano Ronaldo também é agora o detentor da melhor média na liga espanhola, com um gol a cada 70 minutos - o próprio Zarra era o dono da antiga marca (um gol a cada 71 minutos).


Na temporada, os números são igualmente expressivos. Cristiano Ronaldo chegou aos 53 tentos e superou, por ora, o atacante Lionel Messi, do Barcelona, que soma 52 e a quem é comparado constantemente. O craque argentino, no entanto, ainda tem a oportunidade de terminar a época na frente, já que joga a decisão da Liga dos Campeões, no próximo sábado, dia 28, em Wembley.

O Real Madrid encerrou a competição com 92 pontos, quatro a menos do que o campeão Barcelona. Mas o melhor ataque foi merengue, com 102 gols. Mais cedo, os catalães fizeram 3 a 1 no Málaga e chegaram aos 94 gols na temporada.

Dudek encerra a carreira

Houve tempo ainda para a homenagem ao goleiro polonês Jerzy Dudek, que encerrou a carreira neste sábado, aos 38 anos. A vontade de o arqueiro terminar em alta era tamanha que ele mostrou irritação quando levou o gol de Uche, aos 32 minutos, quando o Real já havia feito dois gols, com Cristiano Ronaldo, completando passe de cabeça de Sergio Ramos, aos 4, e Adebayor, aos 30, aproveitando passe de Özil. Dudek foi substituído nos minutos finais por Jesús e passou dentro de um corredor formado pelos próprios companheiros, que o aplaudiram.

Foi no segundo tempo, porém, que o Real Madrid construiu o placar com maior facilidade. Em 17 minutos, já havia marcado mais três vezes, com Benzema, duas vezes, e Adebayor. O segundo de Cristiano Ronaldo veio aos 31, quando ele arrancou da intermediária, se livrou da marcação e chutou rasteiro, cruzado. No fim, aos 43, Joselu finalizou após passe do português e fechou o placar. Noite de muita festa na capital espanhola.

0 comentários:

Postar um comentário