Parcerias

15 maio 2011

Na pressão pelo caneco, City é campeão da FA CUP

Tevez ergue a taça da Copa da Inglaterra do Manchester City (Foto: Reuters)

A festa não tem hora para acabar na cidade de Manchester neste sábado. Depois de o United conquistar o Campeonato Inglês, o City faturou a Copa da Inglaterra, ao vencer o Stoke City, por 1 a 0, quebrando um longo e incômodo jejum de 35 anos sem títulos nas principais competições da Inglaterra. Agora com cinco títulos da competição, que é a mais antiga do futebol mundial, o City, enfim, pode dar um retorno ao grande investimento financeiro feito pelo xeque Mansour bin Zayed Al-Nahyan, que é o principal acionista o clube na temporada 2007-08.

Foram quatro anos de espera, muitos milhões de libras gastas e críticas de todas as partes. Mas, enfim, o Manchester City pode dizer que tudo valeu a pena. A temporada 2010-11 será inesquecível para os Citizens na luta para se tornarem um dos gigantes do futebol europeu. Depois de garantirem vaga para a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, neste sábado eles conquistaram o primeiro título da era Al-Nahyan.

Mas não foi fácil. O gol do título só foi sair aos 29 minutos do segundo tempo, marcado por um verdadeiro herói da conquista: o volante Yaya Touré, que já havia marcado o gol da classificação para a decisão, na vitória por 1 a 0 sobre o Manchester United, na semifinal, também em Wembley, que daqui há duas semanas será palco da final da Liga dos Campeões, entre Barcelona e Manchester United.


City tem mais chances, mas não abre o placar

Duas semanas antes da final da Liga dos Campeões, o estádio de Wembley, em Londres, entre United e Barcelona, recebeu mais uma decisão. Pressionado por ser o franco favorito, o time de Manchester buscou o gol desde o início do jogo. Logo aos dois minutos, Balotelli e David Silva tabelaram e a bola sobrou com Micah Richards, que cabeceou com perigo para o gol de Sorensen. Logo depois, foi a vez de Tevez chutar forte e quase abrir o placar. Aos 10, Yaya Toure chutou com perigo de fora da área e a bola passou raspando na trave.

Ao que tudo indicava, era questão de tempo até os Citizens abrirem o placar. A pressão continuou intensa por mais alguns minutos. Aos 18, Tevez recebeu lançamento longo, invadiu a área, mas parou nas mãos do arqueiro do Stoke. Cinco minutos depois, Mario Balotelli cruzou pela direita, a bola pegou efeito e por pouco não surpreendeu Sorensen. Mas, depois disso, o Manchester tirou o pé do acelerador e foi o Stoke quem passou a assustar nos contra-ataques, no entanto, também sem conseguir mandar a bola para o fundo das redes.

Herói da semi, Touré volta a decidir e City leva a melhor

O gás do City parecia ter acabado quando começou o segundo tempo. Quem começou melhor na etapa final foi o Stoke. Logo aos quatro minutos, Rory Delap cobrou lateral longo na área, a defesa dos azuis se confundiu e por pouco os azarões não abriram o placar. Os Citizens ainda tiveram grande chance, com David Silva, que saiu na cara do gol, mas não conseguiu a finalização, aos 10 minutos, porém, a melhor chance foi do Stoke, aos 16, quando Matthew Etherington achou Kenwyne Jones frente a frente com Hart. O atacante, no entanto, finalizou mal e o arqueiro salvou.

Mas a estrela do volante Yaya Touré brilhou mais uma vez em Wembley. Autor do gol da vitória do Manchester City sobre o rival Manchester United, na semifinal da Copa da Inglaterra, o apoiador aproveitou bate rebate na área do Stoke e, da marca do pênalti, encheu o pé e estufou as redes do Stoke, aos 29 minutos da etapa final. Euforia na metade azul de Wembley. Era o gol do título. Era o fim de mais de três décadas de jejum e o início da realização do sonho de, um dia, ser mais um gigante do futebol inglês e europeu.

0 comentários:

Postar um comentário