Parcerias

15 maio 2011

Manchester empata e sagra-se campeão



Sofrido, com um empate por 1 a 1 contra o Blackburn garantido apenas no segundo tempo, o Manchester United conquistou seu 19ª título do Campeonato Inglês, neste sábado, fora de casa. Rooney fez, de pênalti, o gol que deu a taça aos ‘Red Devils’ por antecipação – Emerton deixou os donos da casa em vantagem na etapa inicial.

Com 77 pontos, o United já não pode ser alcançado pelo Chelsea, segundo colocado, com 70. As próximas duas rodadas apenas vão definir quem será rebaixado, quem terminará em segundo, terceiro e quarto – Chelsea, Arsenal e Manchester City já estão na Champions – e quem vai à Europa League. Liverpool e Tottenham disputam vaga e fazem confronto direto, neste domingo.

A conquista do título nacional, o 12° em 19 anos, coloca o United à frente do Liverpool, como maior vencedor da competição. Agora são 19 taças contra 18 do rival. Daqui para frente, o time só pensa no dia 28 de maio. Nesta data, em Londres, os ‘Devils’ disputarão a final da Champions League, contra o Barcelona. Em duas ocasiões, em 1999 e 2009, o time venceu Inglês e Champions no mesmo ano.

O jogo
Depois de vencer a final antecipada do Inglês com o Chelsea, no fim de semana anterior, o time de Manchester acreditava que o pior já havia passado e a taça estava garantida. Faltava apenas um ponto. Mas o Blackburn fez de tudo para complicar a vida do adversário e vendeu o resultado caro.

A segura defesa do United, marca registrada desta conquista, falhou no início do jogo e assustou seus torcedores no estádio adversário. Aos 19 minutos, após cruzamento da esquerda para a área, Emerton, livre, completou para a rede com o pé esquerdo. O Blackburn seguiu bem na etapa final e mandou até bola na trave de Van der Sar.

Mas em pênalti polêmico sofrido por Chicharito aos 25 minutos do segundo tempo, o time visitante empatou o jogo. O goleiro Paul Robinson derrubou o mexicano, e a principio o árbitro Phil Dowd não marcou nada. Depois de consultar seu auxiliar – sob muita pressão dos jogadores do United –, o juiz decidiu marcar a penalidade, bem convertida por Wayne Rooney. Foi o gol do título.

Rebaixamento
O empate não só deu o título do Manchester, como também serviu para ampliar a dúvida do Blackburn sobre a permanência na elite até a última rodada. O time é o 15° colocado, tem 40 pontos e está apenas um à frente da zona de rebaixamento.

Outras partidas hoje movimentaram a parte debaixo da tabela. O Wolverhampton venceu Sunderland fora de casa por 3 a 1 e deixou as últimas posições - está em 16°, com 40 pontos. O Blackpool venceu o Bolton poe 4 a 3 em jopo emocionante e sobreviveu - ainda está na zona da degola, mas tem 39 pontos. Wigan e West Ham são os outros times que caíriam de divisão hoje.

0 comentários:

Postar um comentário