Parcerias

08 maio 2011

Djokovic vence Nadal e cala Madrid

Novak Djokovic tênis Madri final (Foto: Agência Reuters)

Até no saibro, até na casa do adversário, até diante um Rafael Nadal invicto na terra batida há 37 partidas. Novak Djokovic continua ampliando sua fantástica série de vitórias e, neste domingo, conquistou mais um resultado fundamental na busca pelo topo do ranking. Por 7/5 e 6/4, o sérvio derrotou o espanhol e conquistou o título do Masters 1.000 de Madri

Mais preciso que o rival desde os primeiros games, o atual número 2 do mundo silenciou a torcida espanhola em vários momentos e conquistou sua 34ª vitória consecutiva. Desde as finais da Copa Davis do ano passado, vencida pela Sérvia, Djokovic já acumula sete títulos: Australian Open, Masters 1.000 de Indian Wells e Miami, ATP 500 de Dubai e ATP 250 de Belgrado, além de Madri e da Davis. Na série, derrotou Rafael Nadal e Roger Federer três vezes cada.

 

O título em Madri deixa Djokovic ainda mais perto do rival na briga pelo posto de número 1 do mundo. No ranking divulgado nesta segunda-feira, o sérvio aparecerá com 10.665 pontos, enquanto Nadal acumulará 12.470. A vantagem, que é atualmente de 2.205 pontos, será de 1.805.

O primeiro game foi nervoso para Djokovic, que teve de salvar dois break points, mas o sérvio iniciou uma arrancada impressionante logo depois. O número 2 do mundo conseguiu chegou a vencer dez pontos seguidos em um momento e venceu dois games no serviço de Nadal. A vantagem de 4/0 parecia insuperável, mas um game ruim de Djokovic, que permitiu uma quebra com uma dupla falta, acordou o tenista e a torcida da casa.


O espanhol passou a errar menos, equilibrou as disputas do fundo de quadra e, no oitavo game, quando Nole sacava para fechar o set, devolveu a segunda quebra. Djokovic chegou a abrir 30/0, mas errou ao tentar vencer um ponto no contrapé, e o espanhol conseguiu a passada. Nadal arrancou e ainda salvou três set points para empatar o jogo em 5/5.

 
Rede ajuda Djokovic em lances decisivos

No fim, a sorte fez a diferença para o sérvio. No 12º game, com Nadal no saque, Djokovic viu duas de suas bolas tocarem na fita e caírem do lado do espanhol, sem chances de defesa. A segunda delas fechou a parcial em 7/5.

O segundo set começou animador para o público espanhol. Logo no primeiro game, Nadal conseguiu a bola mais bonita do torneio. Após levar um lob de Djokovic, o tenista da casa correu atrás da bola, deu um Gran Willy (rebatida de costas para a quadra adversária, por baixo das pernas) e mandou a bola por cima do adversário.

O estádio festejou e, no ponto seguinte, o número 1 conseguiu a quebra. Pena para os espanhóis que a vantagem durou pouco. No game seguinte, Djokovic voltou a se impor e, com uma paralela de esquerda, empatou.

O placar seguiu igual nos games seguintes, mas era sempre Nadal quem tinha mais dificuldades para confirmar os serviços. Djokovic devolvia melhor e de forma mais agressiva, sem deixar o oponente sacar confortavelmente. No décimo game, o espanhol não resistiu. Após dois excelentes retornos de saque, o número 2 chegou a três match points. Nadal escapou do primeiro, graças a um erro do rival, mas errou um slice no ponto seguinte e viu Djokovic comemorar em sua casa

0 comentários:

Postar um comentário