Parcerias

01 maio 2011

Cruzeiro vence e vai à final

Edcarlos comemora gol do Cruzeiro contra o América-TO (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)

A tarefa do América TO era praticamente impossível. Para conquistar uma vaga nas finais do Campeonato Mineiro, o Dragão do Vale do Mucuri teria que vencer o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, por oito gols de diferença. A vantagem celeste era tão grande, que o técnico Cuca se deu ao luxo de poupar quase todos os titulares. Apenas Marquinhos Paraná e Roger foram escalado. E o Cruzeiro, mesmo desfigurado em relação às últimas partidas, venceu por 5 a 1, com gols de Edcarlos (2), Pedro Ken, Dudu e Farías. Rodrigo Sena descontou para o América TO.
Com o resultado, o Cruzeiro sacramentou a vaga na decisão do estadual. O time enfrentará o Atlético-MG, que venceu e eliminou o América-MG, nesse sábado, de virada. O Galo fez 2 a 1 no Coelho e medirá forças com a Raposa, em duas partidas. A primeira delas já será no próxima domingo, às 16h (de Brasília), novamente na Arena do Jacaré.
Porém, antes, o time celeste terá um compromisso importantíssimo, pela Taça Libertadores. Nesta quarta-feira, às 21h50m, o Cruzeiro enfrentará o Once Caldas, da Colômbia, pela partida de volta das oitavas de final da competição internacional. Como venceu em Manizales, por 2 a 1, a Raposa joga por um empate para chegar às quartas de final. Até mesmo uma derrota, desde que por 1 a 0, classificará o time mineiro.
Jogo lento, mas muitos gols
O jogo começou bem lento. A ampla vantagem construída pelo Cruzeiro no primeiro jogo e o forte calor na Arena do Jacaré contribuíram para isso. O América TO veio a campo com a nítida intenção de não sofrer uma nova goleada, bem fechado na defesa. Com isso, somente o Cruzeiro procurava o ataque.
A omissão do América TO acabou por punir a equipe do Vale do Mucuri. Como apenas o Cruzeiro atacava, não demorou a abrir o placar. Aos 17 minutos, após cobrança de escanteio, Edcarlos pegou o rebote dentro da pequena área e abriu o placar em Sete Lagoas. A Raposa continuou atacando e, logo depois, marcou o segundo. Roger cobrou falta na cabeça de Pedro Ken, que desviou fora do alcance de Fábio Noronha.
O América TO, enfim, acordou. No primeiro ataque do Dragão, conseguiu marcar o gol. Após cobrança de falta, Rafael saiu mal do gol, e Rodrigo Sena empurrou para as redes. O gol animou um pouco mais a equipe vermelha, que abandonou a postura defensiva e passou a buscar o ataque com mais frequência. O Cruzeiro desacelerou um pouco o ímpeto, e a partida perdeu muito em qualidade.
O jogo se arrastou moroso até o fim do primeiro tempo, e o placar foi justo pelo que apresentaram as duas equipes.
Outra goleada
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou com Leandro Guerreiro no lugar de Marquinhos Paraná, e o América TO trocou os goleiros. Saiu Fábio Noronha e entrou Eládio. Logo de cara, o Cruzeiro aumentou a vantagem. Roger bateu falta na área, e Edcarlos bateu de primeira para fazer seu segundo gol na partida.
Dois minutos depois do terceiro gol, Bruno Barros, lateral do América TO, foi expulso. Após sofrer falta de Dudu, jogou a bola sobre o jogador do Cruzeiro e recebeu o cartão vermelho. Com um a mais em campo, o domínio cruzeirense ficou ainda maior. A Raposa atacava o tempo todo, enquanto o Dragão não tinha forças para chegar ao campo de ataque. Mas o Cruzeiro perdia muitos gols, com Dudu, Ortigoza, Farías e Diego Renan.
Até que, aos 27 minutos, Dudu resolveu acabar com o festival de gols perdidos. E foi um golaço! O ataque cruzeirense tocou a bola de pé em pé, sempre de primeira, até que o jovem meia empurrou para as redes de Eládio: 4 a 1 para o Cruzeiro.
No último lance, aos 44 minutos, Dudu fez linda jogada pela direita e colocou Farías na cara do gol. O argentino só teve o trabalho de empurrar para as redes: 5 a 1.
A fácil vitória cruzeirense confirma a presença do time na final do Campeonato Mineiro, mais uma vez contra o rival Atlético-MG. Os dois jogos da grande decisão serão nos próximos domingos, dias 8 e 15 de maio. O Cruzeiro tem a vantagem de jogar por dois empates ou por vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
cruzeiro 5 x 1 américa to
Rafael; Diego Renan, Edcarlos, Léo e Everton; Marquinhos Paraná (Leandro Guerreiro), Pedro Ken (André Dias), Roger (Gilberto) e Dudu; Farías e Ortigoza. Fábio Noronha (Eládio); Osvaldir, Rodrigo Sena, Júnior Pereira e Bruno Barros; Araújo, Luisinho, Kássio (Henrique) e Wellington Bruno; Leandrinho (Flavinho) e Chrys.
Técnico: Cuca. Técnico: Gilmar Estevam.
Motivo: partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Data: 1/5/2011. Horário: 16h (de Brasília). Árbitro: Cláudio Luciano Mercante Júnior (PE). Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Fábio Pereira (TO).
Público: 4.037 pagantes. Renda: R$ 35.469,43. Cartões amarelos: Kássio (América TO); Marquinhos Paraná, Dudu e Everton (Cruzeiro). Cartão vermelho: Bruno Barros (América TO).
Gols: Edcarlos (Cruzeiro), aos 17 minutos, Pedro Ken (Cruzeiro), aos 21 minutos,e Rodrigo Sena (América TO), aos 24 minutos do primeiro tempo; Edcarlos (Cruzeiro), aos 3 minutos, Dudu (Cruzeiro), aos 27 minutos, e Farías (Cruzeiro), aos 44 minutos do segundo tempo.

0 comentários:

Postar um comentário