Parcerias

19 maio 2011

Ceara vende ingresso à 100 reais para jogo 100 gols

Ceará e Coritiba esbanjaram fôlego e disposição nesta quarta-feira, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, no jogo de ida pelas semifinais da Copa do Brasil. Mas não o suficiente para criarem tantas oportunidades claras de gol. E quando elas aconteceram, Fernando Henrique e Edson Bastos estavam lá para garantir que a bola não estufasse as redes. A torcida do Vovô, da "Carroça Desembestada", bem que tentou apoiar, mas não foi suficiente para a equipe alvinegra sair do zero diante do Coxa.

As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), desta vez no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Um novo 0 a 0 leva para os pênaltis a decisão de quem será o finalista da Copa do Brasil. Empate com gols favorece o Ceará por causa do critério de gols marcados fora de casa. Quem vencer, por qualquer placar, estará na decisão contra Avaí ou Vasco - no primeiro jogo entre as dois times, em São Januário, também na noite desta quarta-feira, empate em 1 a 1.

Etapa inicial com muita correria e poucas chances de gol

Ceará e Coritiba encarnaram o espírito de decisão e iniciaram a partida a mil por hora. Se não havia muita inspiração, sobrava transpiração de ambos os lados. Se os donos da casa acharam que os visitantes ficariam fechadinhos no campo de defesa, se enganaram. Os paranaenses, inclusive, começaram mais efetivos na frente. Davi, por duas vezes, assustou Fernando Henrique. Primeiro, ele desviou de cabeça à direita do gol. Depois, arriscou de fora da área com força e obrigou o goleiro alvinegro a espalmar para fora.

Depois dos sustos, o Ceará foi empurrado para frente por sua torcida. A primeira boa chance veio na cabeçada de Erivélton, que o zagueiro Demerson salvou. No contra-ataque, no entanto, os paranaenses voltaram a ameaçar, desta vez com Anderson Aquino, num chute que passou rente à trave esquerda de FH.

A entrega dos jogadores dos dois times, assim como a forte marcação, acabou por equilibrar as ações, e as chances reais de gol foram escassas. Em cobrança de falta que passou rente ao travessão, aos 24, Diego Macedo acordou a torcida do Vozão, que mostrou apreensão com a dificuldade de o time se impor sobre o rival. Herói da classificação para a semifinal após fazer dois contra o Flamengo, Washington pouco produzia. Na única oportunidade que teve, desviou de cabeça nas mãos de Edson Bastos.

Antes do fim da primeira etapa, os cearenses ainda passaram por dois sustos. O rápido Rafinha fez boa jogada pela esquerda e bateu cruzado. A bola correu toda a área sem que algum jogador do Coritiba empurrasse para as redes. Aos 44, Anderson Aquino voltou a dar trabalho. Ele passou pela marcação e bateu rasteiro. Fernando Henrique fez a defesa com a perna.

Goleiros não deixam o placar ser alterado

O Ceará voltou ao campo com duas alterações: Cléber no lugar de Fabrício, que se machucou, e Osvaldo na vaga de Iarley. Com a troca de atacantes, Vagner Mancini tentou dar mais fôlego ao setor ofensivo, já que Iarley havia corrido demais e teve dificuldades para dar sequência aos lances. O panorama de equilíbrio do jogo, no entanto, não mudou. Apesar de ter mais posse de bola, o Vovô batia sempre de frente com a bem postada defesa alviverde.

A partida amarrada, com pouca criatividade no meio de campo, fez os treinadores buscarem alternativas no banco de reserva. Marcelo Oliveira lançou Tcheco no lugar de Davi. Mancini apostou na entrada do atacante Marcelo Nicácio na vaga do meia Thiago Humberto. E foi Nicácio quem acordou a torcida do Ceará, até então quieta na segunda etapa. O atacante recebeu dentro da área, girou e bateu forte de perna direita. A bola passou rente à trave.

A resposta do Coxa veio com outro jogador que havia acabado de entrar. Geraldo, substituto de Anderson Aquino, recebeu dentro da área e finalizou. A bola saiu prensada, e Fernando Henrique fez a defesa. O lance mais espetacular da partida, no entanto, saiu dois minutos depois, aos 28. Leonardo dominou dentro da área, ajeitou para a perna direita e chutou colocado. O camisa 1 do Vovô deu um salto e fez linda defesa.

O jogo ganhou em emoção perto da reta final. Pouco depois de FH salvar, Diego Macedo recebeu na linha de fundo e cruzou na medida para Marcelo Nicácio, que, dentro da pequena área, cabeceou para fora. Pouco depois, ele voltou a dar trabalho em uma cobrança de falta defendida por Edson Bastos. Até o apito final, os times se alternaram no ataque em busca da vitória, mas não era dia de a bola entrar. Graças à inspiração de Fernando Henrique e Edson Bastos.


CEARÁ 0 X 0 CORITIBA
Fernando Henrique, Diego Macedo, Erivelton, Fabrício (Cléber) e Vicente; Michel, João Marcos, Thiago Humberto (Marcelo Nicácio) e Geraldo; Washington e Iarley (Osvaldo). Edson Bastos, Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Davi (Tcheco); Anderson Aquino (Geraldo) e Leonardo.
Técnico: Vagner Mancini Técnico: Marcelo Oliveira
Cartões amarelos: Rafinha, Davi, Jonas (Coritiba); Diego Macedo, Vicente (Ceará)
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Data: 18/05/2011. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS). Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Fábio Pereira (TO).

0 comentários:

Postar um comentário