Parcerias

28 maio 2011

Bellucci vacila e eliminado em Roland Garros

Thomaz Bellucci tênis Roland Garros 3r (Foto: AFP)


Depois de ver um inspirado Richard Gasquet vencer os dois primeiros sets, Thomaz Bellucci conseguiu reagir e esboçar uma virada. O número 1 do Brasil e 25 do mundo, no entanto, vacilou quando estava melhor em quadra e perdeu a chance. Gasquet, empurrado pela torcida, se jogou no chão e festejou muito quando fechou a partida por 6/2, 6/3, 3/6 e 6/3, em 2h44m.
 
Com a queda na terceira rodada, Bellucci perderá 90 pontos no ranking, pois foi mais longe no ano passado, quando alcançou as oitavas. Na lista da ATP, o brasileiro, atual 25º, perderá pelo menos quatro postos. Gasquet, por sua vez, espera pelo vencedor do duelo entre Novak Djokovic e Juan Martín del Potro para conhecer seu próximo adversário.
Logo nos primeiros games, ficou claro que o francês estava em dia dos bons. Praticamente perfeito, Gasquet quebrou o saque do brasileiro já no segundo game e abriu 3/0. Bellucci não conseguia impor seu jogo do fundo de quadra, e o tenista fazia valeu sua maior variedade de golpes. Bellucci ainda salvou três break points no sexto game, mas nem conseguiu ameaçar o saque de Gasquet. O francês ainda conseguiu mais uma quebra e fechou a parcial em 6/2, depois de 39 minutos.
O número 1 do Brasil tentava desestabilizar Gasquet com curtinhas, mas a tática não funcionava sempre, e o francês começou o set do mesmo jeito que terminou a parcial anterior: com uma quebra de saque no quarto game. O único esboço de reação de Bellucci foi no quinto game, quando devolveu a quebra, mas o paulista não aproveitou o momento e nem chegou a empatar.
 
Thomaz Bellucci demorou a conseguir se impor
No sexto game, jogou uma curtinha na rede e cedeu nova quebra. Gasquet, então, aproveitou para abrir 5/2. O brasileiro ainda confirmou seu saque e forçou o ex-top 10 a fechar o set em seu serviço. O francês não perdoou. Sacou e abriu 2 sets a 0: 6/2 e 6/3.
A consistência assustadora de Gasquet, porém, acabou junto com o segundo set. Na terceira parcial, foi o brasileiro que errou pouco e contou com falhas do tenista da casa. Bellucci saiu de 0/30 no quinto game, disparando três bolas vencedoras seguidas e aproveitou o momento na sequência, quando Gasquet cometeu três erros e cedeu a quebra. Bellucci abriu 5/2 e não deu chances. Sem ceder um break point sequer, fez 6/3 e forçou o quarto set.
O momento, enfim, mudou. O tenista da casa já não se mostrava tão bem fisicamente, e Bellucci aproveitou para conseguiu uma quebra no primeiro game do quarto set. Na hora de abrir vantagem, contudo, o brasileiro jogou dois games muito ruins e deixou que Gasquet devolvesse a quebra.
Enquanto o paulista pediu atendimento médico no pé esquerdo, a torcida enfim acordou para fazer barulho e empurrar seu tenista.
Bellucci passou a confirmar seu saque com mais facilidade que o francês, mas seguia cometendo erros bobos no serviço do rival. O momento era favorável, mas o brasileiro vacilou quando não podia. No oitavo game, o brasileiro usou mal uma curtinha, deu moral ao adversário e não conseguiu sair do buraco. Gasquet conseguiu a quebra e, em seguida, confirmou o saque para fechar o jogo.
Quando sua última paralela de direita entrou sem chances de defesa para o brasileiro, o francês se atirou no saibro da quadra Suzanne Lenglen e vibrou muito - para festa da torcida francesa.

0 comentários:

Postar um comentário