Parcerias

30 maio 2011

43

Novak DJokovic tênis Roland Garros oitavas (Foto: Reuters)

Richard Gasquet teve três break points no primeiro set. E só. Sem converter as oportunidades, o francês, algoz de Thomaz Bellucci em Roland Garros, mal conseguiu ameaçar Novak Djokovic. O número 2 do mundo, que ainda não perdeu em 2011, venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/4 e 6/2, em 1h43m, e avançou às quartas de final no Grand Slam francês.
 
A vitória deste domingo é a 43ª consecutiva de Novak Djokovic, que perdeu pela última vez há mais de seis meses - para Roger Federer, em novembro de 2010, nas semifinais do ATP Finals. Nole agora está apenas três vitórias atrás da maior sequência da história (os resultados começaram a ser registrados e arquivados em 1975).
O recorde pertence ao argentino Guillermo Vilas, com 46 triunfos consecutivos em 1977. Logo atrás na lista está Ivan Lendl, com uma sequência de 44 que começou em 1981 e terminou na temporada seguinte. Nole já deixou para trás John McEnroe (42 em 1984), Roger Federer (41 em 2006-07) e Bjorn Borg (41 em 1979-80).
Desde os primeiros games, ficou claro que Gasquet encontraria contra Djokovic mais dificuldade do que teve diante de Bellucci. Com o sérvio impecável, a tática do francês de esperar por erros não funcionou desta vez. O tenista da casa até errou pouco - foram seis falhas no primeiro set -, mas Djokovic errou menos ainda (cinco falhas) e executou mais bolas vencedoras: 15 a cinco.
Bastou uma quebra de saque - que veio logo no primeiro game - para o sérvio tomar o controle do jogo. Nole ainda cometeu três erros no sexto game, dando três chances de quebra a Gasquet, mas o francês perdeu todas. Foi sua única chance real de equilibrar a partida.
O segundo set não foi tão diferente, mas a quebra demorou mais a vir. Paciente, Nole cometeu apenas três erros não forçados na parcial e aguardo por suas chances, Elas vieram no sétimo game, com uma bola na rede e outra para fora de Gasquet. Djokovic só precisou manter o saque até fazer 6/4 e abrir 2 sets a 0, acabando com o ânimo da torcida local.
Gasquet também sentiu o baque e caiu de nível no terceiro set. Arriscando - e errando - mais, o número 16 do mundo perdeu o serviço no terceiro e no quinto games. Djokovic abriu 5/1 e, Gasquet ainda confirmou seu saque no sétimo game, mas o sérvio não perdoou na sequência.

0 comentários:

Postar um comentário