Parcerias

24 abril 2011

Sem supresa Palmeiras sofre mais vence

Verdão sofre, ganha e encara o maior rival (Ag. Estado)

Luiz Felipe Scolari manteve o seu bom histórico com o Palmeiras. Na 51º partida eliminatória que teve na sua trajetória com o time verde, ele bateu o Mirassol por 2 a 1 e agora se junta aos outros três grandes do estado na semifinal do Campeonato Paulista. Na noite deste domingo, no Pacaembu, o treinador alcançou a sua classificação de número 37. Mas teve um pouco de drama essa última façanha.
Depois de sair na frente com um golaço de Valdivia, aos 10 do primeiro tempo, o Palmeiras levou o empate antes de descer para o intervalo, justamente de um ex-corintiano – Marcelinho, revelado pela base alvinegra e ainda atleta do Timão, foi o autor do gol.
Os erros nas finalizações ficaram claros, principalmente com Luan. O atacante teve pelo menos duas boas chances de marcar, mas acabou desperdiçando. Coube a Márcio Araújo, atleta “queridinho” de Felipão e muito prestigiado no grupo, a missão de tirar a igualdade do marcador e colocar o Palmeiras no confronto com o Corinthians, que no sábado venceu o Oeste por 2 a 1.
Sem compromissos durante a semana, o Palmeiras apenas assiste à definição de seu adversário nas quartas de final da Copa do Brasil – o Coritiba venceu o primeiro jogo contra o Caxias por 4 a 0 e joga a volta na quinta-feira. O Alviverde folga nesta segunda-feira e depois terá pela frente uma semana cheia de treinos até a decisão com o Corinthians. A outra semifinal será entre São Paulo e Santos, que eliminaram Portuguesa (2 a 0) e Ponte Preta (1 a 0), respectivamente.
Alta velocidade no 1 a 1

A partida decisiva entre Palmeiras e Mirassol começou em alta velocidade, com as duas equipes tendo boas oportunidades. Apesar de ter apenas uma pequena torcida no Pacaembu de maioria verde e branco, o time interiorano não se intimidou e arriscou o primeiro chute contra Deola. Aos 4 minutos, o goleiro que deixou Marcos no banco de reservas espalmou um bom chute de Serginho.
A resposta alviverde veio logo em seguida, com Lua. O atacante recebeu de Marcos Assunção e chutou cruzado. Fernando Leal conseguiu livrar o Mirassol do primeiro gol. O camisa 21 teve outra oportunidade, aos 8 minutos, mas mandou por cima do travessão.
Aos 10, porém, Fernando Leal viu sua rede balançar. Sem firulas ou chutes no vácuo, Valdivia foi preciso. Da intermediária, acertou o ângulo direito do goleiro do Mirassol, num golaço. O chileno, que na sexta-feira havia dito que esperava ser decisivo na hora certa – ele só tinha um gol no ano, contra o Noroeste - , foi preciso. E comemorou imitando um coelhinho.

Valdivia estava endiabrado. Sempre em velocidade e sem medo da marcação, ele causou a irritação de Esley, que foi amarelado pelo árbitro e logo substituído para evitar o pior – Marcelinho entrou na sua vaga.
A partir de então, o Palmeiras apresentava amplo domínio da partida. Parecia não sentir falta de Thiago Heleno e Cicinho, ambos lesionados. E perdia muitas oportunidades, principalmente com Luan. O Mirassol ficava com os contragolpes, sempre com Xuxa e Serginho no comando. E foi assim que chegou ao empate.
Depois de cobranças de escanteio, aos 40 minutos, Luis Henrique desviou e Marcelinho completou para o gol. Ironia do destino, o carrasco palmeirense é um atleta revelado pelo arquirrival Corinthians.
Márcio Araújo resolve

Para tentar diminuir os ataques palmeirenses, Ivan Baitello tentou fechar mais o time, tirando o lateral-direito Samuel e apostando em Daniel Marques. Mas o Alviverde esbarrava mesmo era em seus próprios erros.
Luan, como no primeiro tempo, errava muitos passes e conclusões. Até Kleber e Valdivia pareciam não se entender na hora do arremate final. Em uma das chances, o Gladiador driblou três dentro da área e cruzou. Mas o Mago não conseguiu alcançar a bola.
Se a frente não resolvia, o jeito era arriscar de longe. E foi o que fez Márcio Araújo, um dos “queridinhos” de Felipão no time. Aos 11 minutos, o volante viu o espaço abrir e arriscou. Fernando Leal não conseguiu alcançar. Os 2 a 1 evitavam os temidos pênaltis.
A situação palmeirense melhorou ainda mais quando Xuxa, principal homem do Mirassol, foi expulso por ter recebido o segundo amarelo. O Alviverde tinha mais espaço para avançar e dava liberdade para Valdivia emendar os seus chutes no vácuo.
No Mirassol, Marcelinho era o único que tirava alguma tranquilidade da defesa palmeirense. A velocidade do atacante, porém, não era páreo para a defesa alviverde, a melhor do estadual com somente nove gols sofridos. E na frente, o time de Felipão seguia perdendo a oportunidade de conseguir uma vitória mais sossegada. Rivaldo, por exemplo, esteve frente a frente com Fernando Leal, mas o goleiro levou a melhor. Sorte que os gols não fizeram falta no final...
Fernando Leal até tentou ir para a área, para ver se resolvia o problema do Mirassol, em cobrança de falta. Sem chances. O que se viu depois disso foi uma troca de passes entre Lincoln e Kleber, nos acréscimos do jogo, que fez a torcida se acabar nos gritos de “olé” e de provocação ao rival Corinthians: “olêlê, ôlala, segura a gambazada que o bicho vai pegar!”

PALMEIRAS 2 X 1 MIRASSOL
Deola; Márcio Araújo, Danilo, Leandro Amaro e Rivaldo; João Vitor, Marcos Assunção, Tinga (Chico) e Valdivia (Lincoln); Luan e KleberFernando Leal; Diego, Luiz Henrique e Dezinho; Samuel (Daniel Marques), Magal, Jairo, Esley (Marcelinho), Xuxa e Serginho (Renato); Wellington Amorim
Técnico: Luiz Felipe ScolariTécnico: Ivan Baitello
Gols: Valdivia, aos 10, Marcelinho, aos 40 minutos do primeiro tempo; Márcio Araújo, aos 11 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Esley e Dezinho (Mirassol). Rivaldo, Danilo, Tinga e Deola (Palmeiras).
Cartão vermelho: Xuxa (Mirassol)
Local: Pacaembu, em São Paulo. Data: 24/4/2011. Público: 16.653 pagantes. Renda: R$466.662,00. Árbitro: Guilherme Cereta de Lima. Auxiliares: Herman Brumel Vani e Bruno Salgado Rizo.

0 comentários:

Postar um comentário