Parcerias

28 abril 2011

Coritiba vence Caxias e quebra recorde

Emerson gol Coritiba (Foto: Ag. Estado)



O Coritiba versão 2011 é o time com mais vitórias consecutivas na história do futebol brasileiro. Mesmo sem repetir suas melhores atuações na temporada, o Coxa bateu o Caxias por 1 a 0, no Centenário, em Caxias do Sul, e alcançou o 22º triunfo seguido, superando assim o Palmeiras de 1996.
Com a magra vitória em terras gaúchas, o Coritiba manteve ainda os 100% de aproveitamento na atual edição da Copa do Brasil, além de confirmar a classificação par as quartas de final - a vaga havia sido muito bem encaminhada com a goleada de 4 a 0 no jogo de ida. O próximo adversário dos paranaenses na competição será o próprio Palmeiras, e o primeiro jogo está marcado para o Couto Pereira, na próxima quinta-feira, às 19h30m (de Brasília).
Antes disso, um time misto do Coxa, que perdeu o atacante Marcos Aurélio por pelo menos 45 dias, tentará manter a invencibilidade na despedida do Campeonato Paranaense, domingo, às 16h, diante do Cianorte, também no Couto Pereira. O jogo marcará a festa pelo bicampeonato estadual, conquistado por antecipação na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-PR, domingo assado, na Arena da Baixada. Já o Caxias só volta a campo para a disputa da Série C do Brasileirão, que começa em 16 de julho.
Em desvantagem, Caxias parte para o ataque

Com apenas um marcador no meio-campo, o Caxias partiu para o abafa, mas sem levar maior perigo à meta defendida por Edson Bastos. Ao Coritiba, cabia responder nos contra-ataques e nas cobranças de falta alçadas à área. E foi em uma delas que os visitantes quase ampliaram a já folgada vantagem obtida em casa. Léo Gago lançou da intermediária, e Leonardo, de costas para o gol, desviou de cabeça. Mateus fez boa defesa, aos 14 minutos.
Aos 17, Everton bateu fraco, de fora da área, e Edson Bastos encaixou com tranquilidade. No lance seguinte, Leonardo deu o troco da mesma maneira. A bola quicou no gramado e quase surpreendeu o goleiro do time gaúcho, que defendeu em dois tempos.
Em jogada ensaiada na cobrança de escanteio, aos 21, Cleiton surgiu por trás da zaga para cabecear forte, rente ao travessão. Seis minutos depois, Everton invadiu a área e tocou na saída de Edson Bastos, mas a arbitragem assinalou impedimento. Aos 29, Leonardo cabeceou em cima da zaga e perdeu outra boa chance de abrir o marcador para o Coxa.
Aos 45, o Caxias quase marcou em um lance incrível. Gerley bateu cruzado, da esquerda, para dentro da área, e a bola passou por vários jogadores das duas equipes, saindo pela linha de fundo, rente à trave do lado oposto. Nos acréscimos, Anderson Aquino ainda desperdiçou um lance na pequena área, dominando e batendo por cima, pressionado pela marcação. Foram os dois lances mais perigosos da etapa inicial, em que o Caxias ainda reclamou de dois pênaltis não marcados pela arbitragem.
Jogo arrastado e recorde nacional
Mal o jogo recomeçou, na etapa final, O Coritiba chegou novamente com perigo. Jonas cruzou para Leonardo, que bateu fraco para o gol, desequilibrado pela chegada do marcador. Aos sete, Pedro Henrique bateu de longe, rente à trave esquerda de Edson Bastos. A resposta veio com Léo Gago arriscando de fora da área, para boa defesa de Mateus, que evitou o primeiro gol do volante na temporada.
Leonardo perdeu um gol certo aos 13. Sozinho na área, o atacante alviverde demorou a concluir e chutou em cima do goleiro, que fechou bem o ângulo. Tendo uma missão praticamente impossível pela frente, o Caxias se desanimou, e alguns atletas demonstraram cansaço. O Coxa também cadenciou o ritmo, e as chances rarearam.
Em uma delas, Rafinha bateu falta na medida para Emerson desviar para as redes, de cabeça, abrindo o marcador aos 27. Depois disso, a arbitragem ignorou pênalti em cima de Jonas e assinalou impedimento inexistente no lance em que Lima marcou o que seria o gol de empate dos gaúchos. No fim, até o goleiro Mateus foi para o ataque em busca do gol, mas em vão.
caxias-rs 0 x 1 Coritiba
Mateus; Patrício (Felipe), Edson Rocha, Neto e Gerley (Edu Silva); Itaqui, Dê, Pedro Henrique e Balthazar (Waldison); Lima e Everton.Edson Bastos; Jonas, Cleiton, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha (Willian) e Davi (Everton Ribeiro); Anderson Aquino (Geraldo) e Leonardo.
Técnico: Guilherme Macuglia.Técnico: Marcelo Oliveira.
Gols: Emerson, aos 27 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Patrício, Lima e Itaqui (Caxias); Rafinha e Léo Gago (Coritiba).
Data: 28/04/2011. Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Árbitro: Jefferson Schmidt (SC), auxiliado por Juliano Fernandes e Helton Nunes (SC).
Público e renda: Não divulgados.

0 comentários:

Postar um comentário