Parcerias

30 abril 2011

Borrusia Dortmund vence e se sagra campeão



Depois do Porto, saiu, neste sábado, o segundo campeão dos principais campeonatos europeus. O Borussia Dortmund bateu o Nuremberg, em casa, por 2 a 0, e com uma colaboração do Bayer Leverkusen - que perdeu para o Colônia pelo mesmo placar -, conquistou o título da Bundesliga desta temporada, com duas rodadas de antecedência.

Foi o sétimo título alemão da história do clube, que já havia erguido a taça nas temporadas de 1955–56, 1956–57, 1962–63, 1994–95, 1995–96 e 2001–02.


O Dortmund já estava há um bom tempo flertando com o título, mas havia derrapado nas oportunidades que teve de abrir vantagem e tentar conquistar o título, deixando com que o Leverkusen se aproximasse.
 
Neste sábado, porém, em dia de homenagem ao brasileiro Dede, ídolo da torcida e que entrou no segundo tempo somente para ser ovacionado pelos torcedores, a equipe não vacilou e garantiu seu troféu, que não conquistava desde a temporada 2001/02.

Jogando melhor desde o início da partida, empurrado por sua fanática torcida, que lotou o estádio mais uma vez, o Dortmund demorou um pouco, mas abriu o placar ainda no primeiro tempo.

Gotze arriscou de fora da área, mas o goleiro Wollscheid conseguiu a defesa. Bem posicionado, o atacante paraguaio Lucas Barrios, um dos destaques do time, aproveitou o rebote e marcou o primeiro, para delírio dos torcedores.

Aos 43 minutos, ainda na primeira etapa, Lewandowski ampliou a vantagem. Depois de lançamento longo vindo do campo de defesa, o camisa 7 do Dortmund disputou com o zagueiro, que falhou e deixou a bola passar, sobrando para o atacante, que só precisou dar um toque por cima do goleiro para fazer o segundo.

Com meio caminho andado para a conquista da vitória e do título, o segundo tempo da partida foi mais tranquilo, mesmo com a equipe da casa criando chances de gol. Entretanto, a torcida teve dois motivos para comemorar incessantemente. Aos 22 minutos, o sistema de som do estádio anunciou o primeiro gol do Colônia, de Novakovic, sobre o Bayer Leverkusen e, aos 37, o segundo, do mesmo Novakovic, que decretou a derrota dos rivais e o título nacional para os amarelos.

Ainda faltando duas rodadas para o fim da competição, o Dortmund garantiu o título com 72 pontos conquistados. O Bayer tem 64 e provavelmente terminará na segunda posição, enquanto o Hannover tem 57 e ainda pode ser ultrapassado pelo Bayern de Munique, que joga ainda neste sábado.


0 comentários:

Postar um comentário